Concepção Pedagógica

 

A proposta pedagógica do Colégio Criativo está consolidada em nossa concepção filosófica, refletindo a postura de formação integral desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Fundamentada no pensamento humanizador, propõe uma pedagogia que evidencia a atividade do sujeito na relação com o meio físico, cognitivo, afetivo e social, entendendo o aluno como o sujeito do conhecimento a partir da mediação do educador.

Para isso, novas metodologias e recursos pedagógicos são incorporados permanentemente, como por exemplo, a prática de projetos e o trabalho interdisciplinar com o material Etapa.

 

Educação Infantil ( Maternalzinho ao 1º ano  )

O trabalho realizado na Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais como norteadoras das ações educativas e parâmetros para a proposição de atividades que objetivem a construção dos saberes e contemplem as especificidades e necessidades da infância.

Entendendo a criança como sujeito social, histórico e cultural, que aprende e se desenvolve na interação com seus pares, com os adultos e com o mundo, apropriando-se dos bens culturais produzidos pela humanidade por meio das múltiplas linguagens, nossa proposta pedagógica tem sua essência no trabalho com os projetos e na vivência cooperativa em atividades que garantam o envolvimento e a coparticipação das crianças.

O trabalho por meio dos projetos aguça o espírito científico e crítico, pois envolve a problematização, o levantamento de hipóteses, as pesquisas, experiências e a comunicação das descobertas, promovendo a construção de conhecimentos de forma prazerosa, dinâmica e essencialmente significativa. Os temas dos projetos surgem das vivências da turma, seja a partir de uma necessidade percebida pela professora ou das indagações e curiosidades das crianças.

Ao lado dos projetos são proporcionadas muitas outras atividades que exploram conteúdos relacionados às linguagens oral, escrita, musical, corporal e movimento, plástica e visual, aos conhecimentos de sociedade e natureza e à vida cooperativa. 

Todo o tempo de permanência da criança na escola, bem como os espaços ocupados por ela neste ambiente refletem nossas ações pedagógicas que consideram o binômio Educar e Cuidar baseadas nas premissas da Educação Infantil que são a interação e o brincar para aprender e se desenvolver.

 

Ensino Fundamental  I – ( 6º ao 9º ano )

 

Nossa ação pedagógica está baseada em dois pilares: o trabalho por meio de projetos e o material didático Etapa.Além do suporte oferecido pelo material didático Etapa, o Colégio Criativo desenvolve, projetos de trabalhos apoiados nos temas transversais, Ética e Cidadania, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, entre outros.

A organização dos conteúdos em torno de projetos como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de informações de diversos campos de conhecimento. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados em torno de uma ou mais questões. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar o conhecimento que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os recursos oferecidos para dar sentido amplo à questão, em processo ativo e dinâmico, que possibilita o entrelaçamento das áreas do saber, tornando o aprender significativo.

 

Ensino Fundamental I, II e  Ensino Médio

 

Os recursos materiais de uma escola são a extensão de sua proposta de ensino. Portanto, a escolha do material didático a ser trabalhado deve ser muito criteriosa.
O Colégio Criativo é conveniado ao Sistema Didático Etapa, para seus cursos de Ensino Fundamental e Médio, permitindo ao aluno ter sempre à mão o material didático que é modelo em todo o país. Elaborado com base em pesquisas e experiências de sala de aula, as apostilas são adaptadas de acordo com as características de cada faixa etária.