Data: 21/10/2019 - 14:44

O Criativo é pioneiro na área de informática, desde 1982, quando implantou aulas de Informática Educativa, utilizando a programação LOGO, com software criado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), já demostrava sua tendência em oferecer novos meios tecnológicos que contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos.

O reconhecimento desse pioneirismo  veio em  2012, através do  vídeo, chamado “Poluição no Mar”, criado  pelos alunos nas aulas de informática com a utilização da técnica stop motion,  foi vencedor do concurso realizado pela TV Escola/ MEC. Outro vídeo, sobre “aquecimento global”,  também desenvolvido nas aulas de informática pelos alunos do Ensino Fundamental, também teve seu reconhecimento, no mesmo ano, ao ser selecionando para participar do Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI.

Se no início eram ensinados as ferramentas básicas do pacote office ( word, excel, powerpoint, publisher...) e depois técnicas de animação,  atendendo as demandas de cada época, desde 2017 os alunos tem acesso a área de programação de jogos de computadores utilizando a linguagem Java Script. Ao aprenderem a utilizar ferramentas para programação de jogos, temos como objetivo que os alunos exercitem não só o raciocínio lógico matemático, mas aprendam conceitos sobre hardware e software, necessários para entenderem como funciona o desenvolvimento de um jogo, além de conseguirem resolver problemas.

Nesse ano, atendendo à crescente demanda provocada pela busca de aprofundamento educacional com a máxima qualidade, foi implantando a disciplina de Educação Tecnológica em seu currículo, em parceria com a ZOOM, pioneira da cultura maker.  A metodologia proposta privilegia o protagonismo da criança e além de desenvolver as especificidades da Educação Tecnológica, promove o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação do aluno, como o trabalho em equipe, cooperação, comunicação e responsabilidade.