Data: 21/10/2019 - 14:38

Solidariedade se aprende, por isso todos os anos nossos os alunos são convidados à participarem de várias campanhas; Pazco’Amor (campanha realizada na páscoa que arrecada chocolates para serem distribuídos às crianças e idosos carentes), arrecadação de alimentos, fraldas descartáveis e vários outros produtos que são doados as instituições assistenciais de Marília.

O trabalho com projetos no campo da solidariedade não se desenvolver apenas com um conjunto de ideias baseado no ato da simples “doação”, com a perspectiva de “ação”. A proposta adotada pelo Criativo é um trabalho simples e efetivo, onde as ações devam ser realizadas de forma mais consciente, levando à reflexão quanto ao real impacto desse trabalho tanto na área social quanto na área ambiental.

O nosso desafio é conseguir transformar as ideias em ações, fazendo acontecer na prática aquilo que se sonha melhorar, portanto os projetos desenvolvidos no Colégio Criativo estão fundamentados no campo da solidariedade.

Antes mesmo de se usar o termo sustentabilidade o Colégio Criativo já tinha

embutido desde 1969 em suas diretrizes pedagógicas a preservação do meio ambiente, sempre desenvolvido com uma abordagem multidisciplinar e com uma visão holística, racional e emociona, e essas práticas pedagógicas adotadas pela escola, levam o aluno a descobrir que a sustentabilidade está diretamente relacionada com a preocupação com o coletivo, com o outro e consequentemente faz com eles repensem alguns valores.

            Nesse ano todo o trabalho desenvolvido está voltado para arrecadação de materiais, que geralmente teria como destino o lixo, tais como; lacres de alumínio, tampas plásticas de quaisquer tamanhos e cartelas de comprimidos vazias são enviadas para o Rotary Clube de Marilia Coroados, que investirá o valor arrecadado com a venda, na compra de cadeiras de rodas, andadores e fraldas descartáveis destinadas a pessoas carentes.

As meias arrecadadas durante a campanha, são transformadas em cobertores que são entregues à assistência social. Já o óleo recolhido será utilizado na confecção de sabão; o papel e papelão também serão transformados para serem reaproveitadas, evitando com isso a poluição do meio ambiente.

O Criativo vê o desenvolvimento dessas e outras ações pedagógicas como fundamentais para a construção de importante base de conhecimento, indispensáveis à consolidação de princípios éticos e de cidadania e todas essas ações contribuem para a formação de indivíduos responsáveis, envolvidos numa ação coletiva de redução da produção de lixo, optando pelo uso de embalagens retornáveis e de materiais que não agridam o meio ambiente. 

O reconhecimento dos projetos desenvolvidos nessas áreas, veio através do selo de Escola Solidária concedido pelo projeto Faça Parte, do Instituto Brasil Voluntário, e confirma a opção do criativo pela formação integral do aluno.