Data: 20/06/2018 - 11:52

Neste mês, foi realizada a Semana de Profissões do Colégio Criativo “O que você quer ser para o mundo crescer?”. Voltada aos alunos do Ensino Médio, no evento assim como nas edições anteriores os alunos tiveram a oportunidade de conversar com profissionais de diversas áreas, além de professores e coordenadores de curso de várias universidades. “Foram mais de 30 atividades simultâneas e diversificadas que puseram os alunos em contato com o “mundo” dos cursos, do trabalho e carreiras”, apontou Orlando de Souza Rodrigues, Coordenador do Ensino Médio e Cursinho.

            De acordo com a Diretora Pedagógica Terezinha Colombo, a realização dessa semana é extremamente necessária uma vez que para se fazer a escolha assertiva da profissão é necessária que se conheça aspectos específicos de cada uma, como o campo de atuação, as oportunidades existentes no mercado de trabalho e o perfil profissional exigido para a atuação, motivo pelo qual agradecemos a colaboração dos convidados que dispuseram a auxiliar nesse importante processo.

O trabalho de orientação vocacional do colégio se inicia deste a Educação Infantil, onde pais e ouros profissionais da comunidade são chamados a conversar com as crianças sobre suas áreas de atuação de forma lúdica e dinâmica, em projetos escolhidos pelos próprios alunos em assembléias.

            Além desta semana voltada para as atividades profissionais no Criativo, os alunos têm a oportunidade desde o Ensino Fundamenta de participarem dos Grupos Operativos com o Setor de Psicologia do colégio, onde são trabalhados desde o autoconhecimento, habilidades e competências necessárias ao relacionamento e ao “mundo do trabalho, complementa a Coordenadora Pedagógica Sueli Rosa.

            Segundo Rodrigues, a “Semana de Profissões” complementa os conhecimentos obtidos nas visitas às feiras e painéis de profissões das universidades, e o conhecimento adquirido pelo aluno junto aos familiares e suas pesquisas nos materiais encontrados nos meios sociais, garantindo maior segurança aos estudantes no momento de definir sobre qual profissão abraçar. “Esses eventos têm se tornado instrumentos indispensáveis para a escolha da carreira da futura profissão para alunos do ensino médio, encerra o coordenador.

            Todo o trabalho tem a participação direta dos alunos, desde a escolha das carreiras a serem abordadas na Semana, a escolha das atividades que irão participar nos dias do evento, e ao final do processo de avaliação e sugestões para o próximo ano. Durante o Ensino Médio os alunos terão a oportunidade de participar de ao menos três “Semana de Profissões”, podendo transitar por diferentes áreas do conhecimento e carreiras, ajudando no amadurecimento das futuras escolhas.

            Neste ano, além das tradições Medicina, Direito e Engenharias, os alunos tiveram contato com novas carreiras como Startups, Big Data, Inteligência Artificial, Cinema, Carreira Militar, Engenharia Genética, Design de Games, além de uma atividade específica sobre as tendências das “Profissões do Futuro” com o Professor Marco Machado, que explanou sobre sua tese de mestrado na área.