ENSINO
Ensino Fundamental II
- (6º ao 9º ano)
No Ensino Fundamental II a proposta é de uma educação que contempla o desenvolvimento de competências com foco na apropriação e transformação dos conhecimentos, capacitando o aluno a enfrentar novos desafios, potencializando sua criatividade e senso crítico de forma responsável e atuante nas diversas áreas da sociedade.
O desenvolvimento da autonomia e a vivência concreta num ambiente democrático, onde permeiam a cooperação, a solidariedade, o respeito ao outro e ao meio ambiente, compõem a formação humanística essencial na constituição do ser integral.
Com destaque às atividades:
CriaCiência: incentivo à pesquisa, à criatividade e produção de conhecimentos além das salas de aula; participação em palestras e debates, atividades culturais e mostra de trabalhos educativos.
Roda de leitura: desenvolve o gosto pela leitura, estimula o interesse por bons livros culminando no prêmio anual “Destaque em Leitura”.
Conectando Vidas e Livros: o encontro promove debates sobre obras literárias ( contos, crônicas, notícias, etc.), assuntos contemporâneos, cinema, criação do clube da leitura nas redes sociais.
Filosofia: espaço de reflexão sobre temas fundamentais que garantem a boa convivência e a formação de cidadãos conscientes
Plantão de dúvidas: apoio pedagógico e momentos de estudo.
Teatro: desenvolve a capacidade de expressão, concentração, memorização, sensibilidade e senso crítico.
Atividades esportivas: o esporte como meio integrador, socializador e cooperativo. Jogos interclasses, escola de vôlei e futebol.
Acompanhamento psicológico e psicopedagógico: orientação educacional.
Robótica: habilidades e competências desenvolvem a criatividade na resolução de problemas, concentração e perseverança, trabalho em equipe, pensamento independente e comunicação.*
Projetos Sociais: Desenvolve no aluno a formação humana e social capaz de valorizar o outro, adotando atitudes de solidariedade, cooperação, à luz dos princípios éticos.
*Atividade disponível mediante a formação de turmas, informações na secretaria do colégio.
Especiais:
Projeto Educação para paz, bullying e cyberbullying : formação sociomoral do aluno.
Dentre as competências gerais da Educação básica, apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacam-se as que se referem ao desenvolvimento das competências socioemocionais.
Esse trabalho é realizado nas aulas de Filosofia e Relações Interpessoais, com temas que englobam o autoconhecimento, o diálogo, resolução de conflitos e a cooperação, o agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, entre outros.